sexta-feira, 30 de julho de 2010

Avolução

"O homo sapiens sapiens (não, eu não escrevi errado, é duas vezes mesmo) é o ser vivo que mais tem poder de adaptação". Você já deve ter escutado isso de seu professor de biologia, do seu 'livro', ou do seu irmão mais velho pedindo pra você ouvir ele estudar. É fácil aceitar uma teoria quando são apresentados fatos que a comprovem, contudo...

A revista Galileu, entre muitos outros meios de comunicação, são um tanto revolucionários. Encontra-se, facilmente, na internet ou em um outro lugar qualquer que não tenha medo de polêmicas, pensamentos de impacto, 'novas ideias', ou algo parecido. Esses tópicos consistem em derrubar paradigmas criados a respeito de algumas coisas, e a maioria das vezes tem bons fundamentos.

Com isso, chego onde quero. O ser humano - homo sapiens sapiens - é o único com a capacidade intelectual; ou seja, ele é o único com a vantagem exclusiva de raciocinar e formar um pensamento lógico, como este que vos apresento. Mas, recentemente, foi descoberto por cientistas que os primatas da nossa espécie possuem maior resistência, força, velocidade, e atributos predatórios naturais, que fazem parte do instinto.

Não sei dizer até que ponto evoluímos. Estamos muitos mais frágeis do que nossos antecessores, apesar do maior desenvolvimento informativo, e a razão é óbvia: nós não temos mais que caçar a nossa própria comida, criamos mecanismos para que isso seja feito; entre outros grandes "avanços" tecnológicos. Entretanto, com isso, estamos lucidamente mais vulneráveis a predadores, mas eles não existem - ou não foram descobertos -.

É difícil dizer se isso é uma coisa ruim. Hoje em dia, o mundo é dominado por nerds, geeks, e futuristas aficcionados - a grosso modo -. A ressalva que faço causa pouco impacto, na verdade. O que é preciso é uma reavaliação de tudo que se faz, se cria, se muda na sociedade, com um olhar devidamente crítico. Alguns vão se adaptar a esse novo mundo, mas outros... serão apenas peões da seleção natural. E, desta vez, tecnológica.

Um comentário: